builderall

Um dos principais motivos de procura de atendimento no meu consultório são homens e mulheres com suspeita de hérnia na região inguinal. Essa região, também conhecida como virilha, é um lugar comum de causa de dor em ambos os sexos e em diferentes idades, desde crianças até idosos. Um das causas de dor nessa região pode ser uma hérnia.


CAUSAS DAS HÉRNIAS


As hérnias surgem quando temos um enfraquecimento ou falha (?furos?) na musculatura da parede do abdome. É mais comum em homens, mas também podem estar presente nas mulheres. As causas são variadas, podem esses furos podem existir desde o nascimento, por isso bebês já podem ter hérnia ao nascer ou esse enfraquecimento surgir com o tempo, esforços físicos, algumas atividades de trabalho mais intensas ou fatores que aumentem a pressão dentro do abdome, como aquela pessoa com tosse crônica causada por tabagismo de longa data. 


SINTOMAS MAIS COMUNS


Os sintomas podem ser bem nítidos e exuberantes, mas algumas vezes o paciente tem queixas muito imprecisas e pode demorar a procurar atendimento médico para diagnóstico. 

Os sintomas mais comuns são:

- caroço, protuberância ou inchaço, que pode ser persistente ou aparecer e sumir na região da virilha;

- desconforto leve até dor forte na região da virilha ou bolsa escrotal ao pegar peso, tossir, praticar exercícios e aos esforços;

- sensação de peso na virilha;

- inchaço na bolsa escrotal;


O exame médico confirma o diagnóstico na maioria dos casos, exames como ultrassonografia ou tomografia podem ser indicados após avaliação médica.


TRATAMENTO


O tratamento de escolha para as hérnias inguinais é a cirurgia. Alguns casos podem ser observados, principalmente se a hérnia não causar nenhum sintoma ou se o paciente apresentar problemas de saúde que contra-indiquem uma cirurgia, e deverá ser avaliado e acompanhado de perto por um cirurgião.


As hérnias inguinais podem ser operadas por via convencional (um corte maior na virilha) ou por videolaparoscopia, com muitas vantagens na recuperação mais rápida com a técnica laparoscópica, principalmente nas hérnias bilaterais. 


Tem mais dúvidas? Mande uma mensagem ou marque uma consulta. Ficarei feliz em te ajudar.